TERÇA-FEIRA-05/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

PREMIAÇÃO – Musicistas do sul do Estado são selecionados para a final do 8º Prêmio Profissionais da Música, falamos da flautista rio-grandina, Charlise Bandeira, bacharelanda em Flauta Transversal (da UFPel) e o cantor e compositor Leandro Maia, docente do Centro de Artes, ligado aos cursos de Bacharelado em Música e Especialização em Artes (da UFPel). O resultado do concurso será anunciado nos próximos dias 26 e 28 de junho, em Brasília, numa promoção com o selo do ECAD, assim promovendo a valorização dos que vivem a música no Brasil. Sabe-se que, Charlise foi indicada em duas categorias: “Instrumentista Popular Feminino”; e “Cultura Popular – Música de Reza”. Maia, além de professor e músico atua como regente do Coral da UFPel e coordenador da Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (AGIMOS), sendo indicado na categoria “Produtor Executivo” (pela Agência), e também, como “Melhor Agência de Serviços e Estratégias Digitais para Lançamentos, Artista e Eventos”. Celebra também, a indicação como “Melhor Autor de Música e Letra”.  Salientamos que, também concorrem com a premiação final os egressos da UFPel, a violinista, cantora e compositora Clarissa Figueiró Ferreira, na categoria “Autora de Música e Letra” e o violinista Maithan (de Canguçu), em duas categorias “Autor Instrumental e Instrumentista Popular Masculino”, ambos concorrem, representando Porto Alegre.

MOSTRA NO ÁGAPE – Galeria de Arte JM Moraes, um verdadeiro Espaço de Arte na (rua Pe. Anchieta,4480), apresenta exposição individual “Memórias imaginadas”, da artista pelotense Delfina Reis atualmente radicada em São Paulo. Nas paredes da galeria, uma retrospectiva dos 50 anos de carreira dessa artista, apresentando desenhos multicoloridos na temática “poses nos bailes carnavalescos”, “lembranças das lavouras de arroz” planejadas pelo seu pai, engenheiro agrônomo Luiz Pires Reis. Delfina Reis é mestre em Ciências da Arte (UFF), graduada em Desenho (UFRGS); foi professora de desenho e plástica na Escola de Belas Artes (da UFRJ); atualmente é orientadora de cursos livres de Arte, Desenho, Pintura e Escultura (em São Paulo); também já participou de 40 exposições individuais em várias cidades do Brasil, Espanha e França. Informações pelo telefone: (53) 98416-6762.

RESTAURAÇÃO DO GRANDE HOTEL – Recentemente a reitora, Ursula da Silva, recebeu em seu Gabinete na UFPel, uma comitiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tratando sobre o andamento das obras de restauro do prédio “Grande Hotel“, abordando os avanços e possibilidades para a conclusão das obras de reabilitação do bonito edifício histórico, localizado em frente à Praça Cel Pedro Osório. Sabe-se que, o espaço será destinado à instalação do Hotel-Escola da UFPel, abrigando o curso de Hotelaria e proporcionando formação prática aos estudantes. Segundo a Reitora “esse prédio é muito significativo para a Universidade e para o município de Pelotas, sua reabilitação representa um resgate histórico e uma importante contribuição para a formação acadêmica e para o desenvolvimento local”. Participaram da reunião, o diretor do Departamento de Ações Estratégicas Intersetoriais do IPHAN, Daniel Sombra; o superintendente desse órgão no RS, Rafael Passos; a coordenadora-geral do PAC/Iphan, Daniele Helenco, e o chefe do escritório Técnico da Fronteira Sul do Iphan/RS, Gilmar Pinheiro. Também a coordenadora de Gestão Ambiental e Plano Diretor da UFPel, Cíntia Essinger, e o coordenador de Obras e Projetos para Estrutura Física, Cleidi Victória.

FOTOS & LEGENDAS:


MARI e RICARDO Necchi estiveram na Serra Gaúcha e frequentando o restaurante 1835 Carne e Brasa, em Canela, cenário exclusivo no Laje de Pedra, onde carrega tradição até no nome, inserindo referência ao ano de início da Guerra dos Farrapos. Certamente concentra uma experiência singular, na qual a alta gastronomia vem harmonizada entre os elementos que formam a tradição e a própria história do Rio Grande do Sul.

ÂNGELA Treptow Sapper (Presidente do INSTITUTO FRANCISCO LOBO DA COSTA); entre o tenor JOÃO Ferreira Filho e sua aluna JÚLIA Siega, somaram elogios pela bonita canção apresentada na abertura do MOMENTO LOBIANO, ocorrido terça-feira passada, no salão de atos do INSTITUTO SÃO BENEDITO. Bravos.


ÂNGELA no SARAU LOBIANO com o poeta e aplaudido declamador MÁRIO EUGÊNIO Bacci.


ÂNGELA com a poetisa CLEUSA MARIA Bastos Gonçalves.

ÂNGELA junto da poetisa CARMEM Gamino.


No SARAU LOBIANO, ÂNGELA e a escritora NARA Müller “membro honorário” da ACADEMIA PELOTENSE DE LETRAS. Bravos.


ÂNGELA e o conhecido poeta e escritor DARCI Cunha (membro titular da ACADEMIA DE ARTES E LETRAS DE ARROIO GRANDE). Aplausos.

ÂNGELA e ÁUREA Pimenta Silva.


ÂNGELA e a poetisa NEIVA Leal no Sarau LOBIANO.

 

ÂNGELA e o embaixador da cultura pelotense, VANDERLEI Goulart Furtado participante do SARAU LOBIANO.


ÂNGELA e a poetisa MARIA SIRLEI Schiavon Mendes.

Na ocasião foi sorteado um exemplar do “Caleidoscópio Lobiano – Volume II”, sendo a feliz contemplada - FERNANDA Azevedo de Souza.


 Todos os participantes do raro momento literário SARAU LOBIANO ocorrido no Salão de Atos do INSTITUTO SÃO BENEDITO. Aplausos.

MUSICISTA CLÁUDIA Braunstein (Diretora do Espaço de Cultura Musical Cláudia Braunstein e maestrina do Coral Linguagem de Emoções), na plateia do MOMENTO LOBIANO junto da Presidente do INSTITUTO FRANCISCO LOBO DA COSTA, ÂNGELA Treptow Sapper.

 

Profa. VANESSA Galli (da UFPel) faz parte do grupo de pesquisadores eleitos como membros afiliados da ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC) que, inclui jovens pesquisadores de excelência das seis regiões definidas pela ABC, foram indicados e eleitos por membros titulares. Ela foi eleita na Regional Sul, juntamente com outros quatro cientistas, tendo um mandato de cinco anos. Vanessa é Doutora em Biologia Celular e Molecular, realizou pós-doutorado na UFPel, onde atua como professora adjunta. Suas pesquisas envolvem análises de genômica, transcriptômica, metabolômica e bioinformática, visando estudar a resposta de plantas a estresses bióticos e abióticos e o processo de maturação de frutos. O objetivo é utilizar da tecnologia de edição genômica para desenvolver plantas mais resistentes a esses estresses, e da tecnologia de RNA interferente para desenvolver produtos alternativos aos agroquímicos atuais, visando uma agricultura mais produtiva e sustentável, com frutos que apresentem maior tempo de prateleira e que sejam biofortificados, promovendo assim benefícios à saúde humana.    

 

CONTO será encenado pelos atores CHARLIE Rayné e ELISA Borges no aguardado espetáculo homônimo do Studio Atores. Estreia próximo dia 7/junho, às 19h no @moringa_gastronomia_saudavel. Direção Geral de CHARLES Rayné e Trilha de IVANOV Basso. Ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo whatsapp (53) 98117.7746.

 

Quem lê tem a possibilidade de viajar e ganhar emoções na narrativa de tantos escritores que usam de imaginação e ficção para formar sonhos literários, transmitindo o saber e a cultura. A nossa BIBLIOTHECA PELOTENSE é sem dúvidas, um verdadeiro marco histórico e cultural de Pelotas, abrigando o Museu Histórico, com um acervo inestimável que conta a história de Pelotas e região. O acervo de livros também é outro tanto de grande riqueza cultural. Todos podem visitar, conhecer e usufruir a Bibliotheca Pelotense em seu bonito prédio localizado na Praça Coronel Pedro Osório, 103.

 

ACONTECE no próximo dia 15 de maio, o espetáculo “Mapa Mundi” da Orquestra Villa-Lobos de PoA, com apresentação gratuita, às 20h, no Theatro Guarany, com distribuição de ingresso gratuito pelo Sympla. No repertório, ocorre uma mistura de música de concerto com ritmos populares. Abrindo uma reflexão artística sobre a vida nas periferias brasileiras por meio da sensibilidade e criatividade de jovens músicos da Vila Mapa da capital. O espetáculo constrói uma narrativa feita de lutas, afetos, dores e conquistas, abordadas por meio de músicas, imagens e performances cênicas. O elenco é formado por 30 jovens músicos, distribuídos nos naipes de flautas doces, cordas, harmonia e percussão, com participações especiais de artistas da própria comunidade. No repertório canções no estilo de Villa-Lobos, Bach, Tom Zé, Gonzaguinha, Steve Wonder, Michael Jackson, Bruno Mars, Emicida, Cidinho e Doca, entre outros. Também são inseridas composições autorais e músicas de carnaval, samba, rap, pop, reggae e MPB. A orquestra além de Porto Alegre já se apresentou em Curitiba (PR), Novo Hamburgo (RS), com regência de Cecília Rheingantz Silveira (idealizadora da Orquestra há 33 anos).  PARABÉNS. 


Escritor e Jornalista LUIZ CARLOS Freitas lança mais um livro na próxima 5ª Feira (08), a partir das 18h30, na LIVRARIA MUNDIAL. O romance TONS DE VERMELHO SANGUE. A obra estará sendo vendida no local. Aproveitamos para registrar que seu romance autobiográfico “CONFISSÕES DE UM CADÁVER ADIADO”, será lançada, no próximo dia 21/junho, na BIENAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO, no Shopping Rio Centro. Bravos.

 

Nos próximos dias 16,17 e 18/maio acontece na CASA CENÁCULO DE PELOTAS, mais um encontro voltado para pessoas a partir dos 25 anos de idade. Certamente uma experiência profunda cheia da presença de Deus e o amor de Maria. Inscreva-se já: www.mmcenaculo.com – Movimento Mariano Cenáculo – A Jesus por Maria.

ATENÇÃO - Nossa coluna completa pode ser conferida nas redes sociais, com atualizações nas terças e sextas-feiras: BLOG: luizdalla.blogspot.com; FACE: Luiz Antonio Hugo Dalla Rosa;  com chamada no INSTAGRAM: luiz.dalla.rosa

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇA-FEIRA-18/MAR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SEXTA-FEIRA-23/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

TERÇA-FEIRA-28/OUT/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA: