SEXTA-FEIRA-18/ABR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

OURO PRETO – Cidade histórica mineira, antiga Vila Rica, capital de Minas Gerais, raro momento em conhecer e rever seus casarões coloniais e igrejas barrocas, sem contar, a magia de suas ruas estreitas e ladeiras íngremes. Destacamos a bonita igreja de São Francisco de Assis, uma das obras primas do barroco brasileiro, construída pelo famoso artista e arquiteto mineiro Aleijadinho numa parceria com as pinturas de Mestre Ataíde, marcando as características do Rococó. Na sequência a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais antiga de Ouro Preto. Também merece destaque a histórica Praça Tiradentes, tendo em seu entorno bonitas construções coloniais. Infelizmente o Museu da Inconfidência estava fechado para restauração, no seu interior sabe-se que, encontra-se valiosa coleção de arte barroca dos séculos XVIII e XIX.

OURO PRETO II -  Igreja Nossa Senhora do Carmo, projetada inicialmente pelo pai do Aleijadinho, posteriormente sofreu algumas modificações efetivada pelo seu filho e sua equipe. Em seu interior encontra-se, desenhos e douramento do Mestre Ataíde. Visitamos também a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, considerada a igreja mais antiga de Ouro Preto. Aparentemente simples por fora, porém, rica e bonita por dentro. Toda sua pintura interna é banhada a ouro (técnica de papel ouro). Vale apreciar seu museu de arte sacra, inserindo inúmeros objetos expostos, tais como: documentos, vestimentas religiosas e imagens.

OURO PRETO III – Na Praça Tiradentes localizada no coração da cidade. Sem dúvidas, possui sua própria relevância histórica, pois foi o local, onde foi exposta a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da inconfidência mineira. No seu entorno, encontra-se o Museu da Inconfidência reunindo a própria memória da Inconfidência Mineira e dos ciclos do Ouro e do Diamante, de grande relevância para a própria história de Minas Gerais. Esse prédio era a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica. Embora não tivemos tempo de usufruir do passeio cultural de jardineira, vale recomendar, pois dá para conhecer vários lugares de uma só vez, com direito a um guia turístico, narrando tudo, assim enriquecendo sua experiência.

MARIANA – Uma cidade cheia de história, conhecida pela sua arquitetura barroca colonial. A catedral de Nossa Senhora de Assunção, possui um órgão alemão do século XVIII. Próximo dali, encontra-se o Santuário do Monte Carmelo, tendo em seu interior um altar de estilo rococó. Em Mariana outro templo religioso de grande valor é a igreja de São Francisco de Assis, com lustres de cristal boémio do século XVIII.

MARIANA II – Essa cidade histórica foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para a coroa portuguesa. Localiza-se a 12 km de Ouro Preto e a 110 km de Belo Horizonte. Foi fundada em 1711, possuindo um dos mais bonitos conjuntos arquitetônicos representativos do barroco mineiro. Passear por Mariana é apreciar suas ruas de paralelepípedos, em meio a tantos casarões e igrejas, sem dúvidas, é um retorno ao tempo. Tanto a igreja de São Francisco quanto a do Carmo preservam inúmeras obras do artista Aleijadinho.

LIVROS – Luiz Morvan Grafulha Corrêa comunica que na última semana de maio próximo estará juntamente com o escritor Jorge Luis Braga (ambos membros da APeL), participando da Feira do Livro do Colégio Champagnat, em Porto Alegre. Eles terão uma banca que ficará, na maior parte do tempo, sob os cuidados do Jorge, uma vez que, Morvan estará participando de inúmeros encontros com as turmas de 5ª séries, tratando de temas ligados ao RS. Assim, poderão levar livros dos demais confrades da Academia Pelotense de Letras, embora o espaço sendo exíguo, mas, certamente dará para exposição e venda, de alguns exemplares, dessa forma divulgando, a Academia Pelotense de Letras. Escritores acadêmicos, podem entrar em contato com o Luiz Morvan ou preferencialmente com Jorge Braga, que será responsável mais efetivo da banca de livros.

II COSTELAÇO DO OESTE – Rotary Club de Pelotas Oeste, instituição que, há mais de 57 anos trabalha em prol da comunidade pelotense, realiza mais um grande evento gastronômico, visando arrecadar fundos para o desenvolvimento de projetos sociais. O evento acontece no próximo dia 04 de maio (às 12h), nas dependências da Casa da Amizade de Pelotas (av.Fernando Osório,1754-Três Vendas). Será servido costelas de rês, costela de suínos, saladas variadas e sobremesas. Custo individual de 80 reais, sendo que, crianças até 7 anos não pagam ingresso e crianças com mais de 12 anos incompletos, pagam meio ingresso. As bebidas serão vendidas em separado. Haverá sorteio de vários brindes entre os presentes. Arrecadação líquida será destinada ao atendimento de projetos já cadastrados no Clube, como o Instituto Lar de Jesus e o Centro Social Filadélfia-Lar de Idosos, instituição de longa permanência de idosos, que enfrenta grandes dificuldades na manutenção de suas atividades regulares. A comissão de projetos, dirigida pelo rotariano Jorge Cardoso, dedica-se na organização de todos os detalhes do evento, assim, obtendo-se o melhor resultado possível, especialmente quanto a satisfação de todos os colaboradores do RC Pelotas Oeste. Ingressos pelo telefone: (53) 99165-9122 (Carla Rosani Silva Fiori-Presidente). Ano rotário 2024-2025.

CASA DA AMIZADE – Promove seu tradicional Galeto no dia 27/abril (domingo) na hora do almoço, em sua sede (av.Fernando Osório,1754-Três Vendas). Ingressos com o grupo de associados presidido por Else Elizabeth Madruga. Vamos todos colaborar.

F0T0S & LEGENDAS:

Participamos em Belo Horizonte da Feira de Moda MINAS TREND 33, uma perfeita vitrine de itens na apresentação de grifes de moda masculina/feminina/infantil, apresentando o que a moda tem de mais vibrante e inspirador, assim conectando-se com as tendências mais atuais. A verdadeira casa da indústria da moda no BH Shopping. 

 





Em Minas Gerais acompanhando minha mana Mari Dalla Rosa Necchi, ocasião de participar de importante Feira da Moda, também aproveitamos para visitar as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, revendo os casarões, igrejas, monumentos e praças da terra dos Inconfidentes Mineiros, assim recordando um pouco da história do Brasil.

Também aproveitamos a gostosa gastronomia mineira, incluindo sua caipirinha com a famosa cachaça mineira. Outro tanto de satisfação, fica no escolher os inúmeros artigos de artesanato, com destaque aos confeccionados em pedra sabão. Tudo muito apreciado pelos turistas.


PARABÉNS – Em recente reunião semanal do grupo de embaixadores da Casa de Cultura de Pelotas, foram homenageados pelos seus pares, confrades aniversariantes recentes: MARIA HELENA Neves da Silveira; JORGE LUIS Ruiz Braga; ANTONIA Caringi de Aquino; e RENATO LUIZ Mello Varoto.

 

ÂNGELA e EDUARDO GIL Carreira (casal Presidente do Centro Português 1º de Dezembro), mais ELI e ANIBAL Carreira, casal Presidente do Centro Português quando da geminação de AVEIRO (Portugal) - PELOTAS. O acordo foi assinado em 15/abril/1996, de união entre as comunidades de Pelotas e Aveiro, assim, a partir daí as cidades vem construindo uma história de amizade, trocas culturais e cooperação mútua.

EDUARDO GIL Carreira (Presidente do Centro Português), REGINA Brito Fiss e MARLON Porto) Presidente e vice-Presidentes Cultural e Administrativo do CENTRO PORTUGUÊS, na inauguração da exposição “29 anos” da geminação de Pelotas/Aveiro, no hall da Prefeitura Municipal de Pelotas.

No plano superior esquerdo: MIGUEL Capão Filipe (Vereador da Câmara Municipal de Aveiro); a direita PEDRO Vidal (Embaixador de Pelotas em Aveiro); ao centro EDUARDO GIL Carreira (Presidente do Centro Português 1º de Dezembro); a vice-Presidente Cultural do Centro Português, REGINA Brito Fiss; a vice-Prefeita de Pelotas, DANIELA Brizolara); e o Cônsul Honorário de Portugal em Pelotas, FRANCISCO Serra. Transmissão na abertura da exposição dos “29 anos” da Geminação Pelotas-Aveiro (Portugal). Autoridades portuguesas participaram do evento em forma virtual. PARABÉNS.

No destaque o simpático casal Presidente do CENTRO PORTUGUÊS 1º DE DEZEMBRO, ÂNGELA e EDUARDO GIL Carreira no momento da execução dos hinos do Brasil e de Portugal, pela Banda de Música da Brigada Militar (4º BPM).


Renomado violonista italiano MAURIZIO Di Fulvio estará no CONSERVATÓRIO DE MÚSICA da UFPel, no dia 21/abril, às 19h e apresentando Masterclass, às 10h, gratuito, para os alunos do Conservatório de Música da UFPel, compartilhando sua arte e talento com nossa comunidade. Além de seu concerto junto com sua filha STEFANIA Di Fulvio (violonista e cantora), proporciona aprendizagem e inspiração para os jovens músicos.

EVENTO no CENTRO PORTUGUÊS, dia 22/abril, às 20h, no Recanto de Portugal, num jantar comemorativo ao DIA DAS COMUNIDADES LUSO-BRASILEIRAS E ANIVERSÁRIO DO CORAL.

 

Escritor JORGE LUIS Braga sendo homenageado pelo neto HEITOR pela passagem de seu aniversário. PARABÉNS. 

ATENÇÃO - Nossa coluna completa pode ser conferida nas redes sociais, com atualizações nas terças e sextas-feiras:  BLOG: luizdalla.blogspot.com;  FACE: Luiz Antonio Hugo Dalla Rosa;  com chamada no INSTAGRAM: luiz.dalla.rosa

 

 





 

 

 

 

 

 


Comentários

  1. Grata pela bela coluna e excelente trabalho. Abraço nas letras

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que leio tua coluna me impressiono como escreves bem. Concordo com Ricardo, deves escrever um livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇA-FEIRA-18/MAR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SEXTA-FEIRA-23/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

TERÇA-FEIRA-28/OUT/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA: