TERÇA-FEIRA-28/JAN/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

PROGRAMACAO DO FESTIVAL I – Nesta terça-feira (28): às 13h, Recital de Alunos, no Conservatório de Música da UFPel; às 14h30, Grupo de Cordas do Festival, na Unidade Cuidativa de Pelotas; às 16h, Grupo de Saxofone do Festival, na Estação Rodoviária de Pelotas; às 19h, Recital de Metais, Madeiras e Cordas, na Bibliotheca Pelotense; às 20h30, Gala Lírica (Núcleo de Alunos) no Theatro Gurarany.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL II – Na quarta-feira (29): às 13h, Recital de Alunos, no Conservatório de Música da UFPel; às 15h, Grupo de Choro do Festival, no Asilo de Mendigos de Pelotas (restrito aos usuários do espaço); às 19h, Recital de Madeiras, Cordas e Piano, na Bibliotheca Pelotense; às 20h, Quinteto Allegro, na Comunidade Católica São Miguel; às 20h30, Orquestra Jovem Sesc Brasil (Núcleo Sopros e Percussão), no Theatro Guarany.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL III - Na quinta-feira (30): às 13h Recital de Alunos, no Conservatório de Música da UFPel; às 16h, Camerata Orquestra Jovem Sesc, no Hospital Espírita (restrito aos usuários do espaço); às 19h, Recital de Madeiras, Cordas e Piano, na Bibliotheca Pelotense; às 20h, Grupo de Corda do Festival, na Paróquia Amor Divino na Colônia Santo Antônio; às 20h30 Banda Sinfônica Acadêmica (regente Marcelo Jardim), no Theatro Guarany.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL IV – Na sexta-feira (31): às 13h, Recital de Alunos, no Conservatório de Música da UFPel; às 15h, Grupo de Canto do Festival, no Conservatório de Música da UFPel; às 17h, Classe de Choro do Festival, no Conservatório de Música da UFPel; às 20h30, espetáculo de encerramento do Festival com a Orquestra Acadêmica, na regência do maestro Evandro Matté (diretor artístico do Festival), no largo Edmar Fetter do Mercado Público.

ECOS DA CHARQUEADA – Foi um sucesso o evento ocorrido na Charqueada São João, com a direção artística e musical de Alexandre Mattos, num espetáculo enaltecendo as raízes, ritmos e harmonia, numa perfeita celebração à herança afro-latina de nossa cidade, num verdadeiro resgate das memórias e dos ritmos da própria história das charqueadas, que fizeram a riqueza econômica de Pelotas. Aplausos ao grupo uruguaio La Ventolera, com sua fusão de instrumentos de sopro e candombe, e os grupos Preto de Sapato, Kako Xavier e a Tamborada, inserindo também as bonitas performances de dança de Daniel Amaro. O total, apresentou um evento conforme previsto, com resultado vibrante, num encontro entre sons e movimentos exaltando as raízes afro-brasileiras e a cultura do sul do Brasil, unindo o passado e o presente, totalizando a beleza da força e a resistência das tradições africanas. Bravos.

VIVA LA FRANCE – Aplausos para o raro momento com a “Camerata Café”, grupo esse que, reúne músicos de origens diversas, oferecendo uma experiência sonora única, onde a diversidade de instrumentos e estilos se encontram. No evento, aplaudimos a rica tradição musical francesa, inserindo elementos da música popular e erudita, tudo com muita emoção em seu resultado final. No programa constou: “Autumn Leaves “ de Joseph Kosma; “Pavane” de Gabriel Fauré; “Habanera” de Georges Bizet; “Non, Je ne Regrette rien” de Charles Dumont; “No me quitte pas” de Jaques Brel; “Les Moulins de mon coeur” de Michel Legrand; “La Bohème“ de Charles Aznavor; “L’Indifférence” escrita por Maurice Vidalin e consagrada na voz de Gilbert Becaud; entre tantas outras canções.

BANDA SINFÔNICA ACADÊMICA – Na regência de Marcelo Jardim apresentou na última sexta-feira (24), bonito concerto no palco do Festival nas areias da praia do Laranjal, sendo formada por alunos do Festival executando instrumentos de sopro e percussão, com programa intitulado “Festa Latina” com obras dos compositores: Hudson Nogueira, Vitoriano Valencia, Francesco Mignoni, entre tantos outros. Uma lástima que o princípio de chuva, espantou grande parte da plateia, antes do encerramento do espetáculo.

SUL EM CONCERTO – Um grande público marcou presença nas areias da praia do Laranjal para aplaudir “Sul em Concerto”, no sábado (25), na regência de Evandro Matté, tornando-se um verdadeiro tributo à resiliência e ao pleno significado do espírito de união do povo gaúcho em tempos de reconstrução, devido as recentes enchentes que assolaram de norte a sul o território gaúcho. O concerto reuniu orquestra e vozes icônicas da nossa cultura, exaltando a força coletiva e os laços que nos unem, com canções e melodias. O Festival apresenta através da nossa música, a verdadeira celebração e esperança de um novo futuro, distinguido a capacidade de superação que fazem do nosso Estado uma verdadeira terra de coragem e renovação. No programa constou as canções: “Merceditas” (composta e gravada pelo músico argentino Ramón Sixto Rios); “Todo Cambia” (tudo muda), composta pelo músico chileno Julio Numhauser; “Pealo de Sangue” (de Raul Ellwanger); entre tantas outras do agrado da enorme plateia. Aplausos à Orquestra do Theatro São Pedro da capital e aos prestigiados solistas: Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller.

ORQUESTRA SINFÔNICA ACADÊMICA – Formada pelos alunos do Festival na regência do aplaudido maestro Daniel Jinga, tendo por solista Liviu Prunaru (romeno), apresentando um programa emocionante com o “Concerto N. 1 para Violino e Orquestra” de Max Bruch, destacando a beleza e o virtuosismo do violino; após assistimos a “Sinfonia N.2” de Jean Sibelius, uma obra grandiosa que explora a força da natureza e a resiliência humana. O público no final aplaudiu demoradamente em pé, com grande entusiasmo, pois sem dúvidas, vivenciamos uma noite de rara riqueza musical. BRAVOS.

ORQUESTRA DE CHORO – Outro grande momento do Festival foi a aplaudida apresentação da estreia mundial da peça “Suíte Pelotas” do compositor Mathias Behrends Pinto, numa linda homenagem à cidade de Pelotas e seus habitantes. A magistral obra musical foi composta em 8 Movimentos, numa feliz referência aos locais simbólicos de nossa cidade. A peça inicia com um choro evocando o Mercado Público e a figura do Bará, na continuidade vai explorando a praia do Laranjal, o Theatro Guarany, o Café Aquários, o saudoso Bar Liberdade, o Theatro Sete de Abril e o Porto, sendo que cada movimento apresenta uma característica própria, como os músicos chorões pelotenses, agregando a prestigiada tradição da Princesa do Sul. Também constou no programa o “8º Movimento da Suíte Azul” de Mathias 7 Cordas; “Pediu, levou” composição de Lucian Krolow e Elias Barboza, com arranjo de Elias Barboza; “Carinhoso” de Pixinguinha e João de Barros, com arranjo de Elias Barboza; “Remexendo” de Radamés Gnattali com arranjo coletivo; “Fechando os Olhos” criação e arranjo de Elias Barboza; “Acariciando” de Abel Ferreira com arranjo de Elias Barboza. Na regência o músico Lucian Krolow. Aplausos aos solistas do Sexteto Gaúcho.  

MINUTO DE SILÊNCIO – Com pesar registramos o recente falecimento do cirurgião dentista Edison Santos Teixeira que, por inúmeras gestões administrou o Clube Diamantinos, além de atuar com dinamismo na liderança do Rotary Club de Pelotas, apresentando também, sua arte nas telas pintadas com carinho e sensibilidade nas artes plásticas. Aos familiares e amigos votos de pesar da coluna.

FOTOS & LEGENDAS:


FÉRIAS em Punta del Leste, o casal SADI Sapper e ÂNGELA Treptow Sapper (Presidente do INSTITUTO FRANCISCO LOBO DA COSTA), aproveitando para anunciar o próximo SARAU LOBIANO para o próximo dia 25 de Março, no Clube Caixeiral, sempre às 19h30 minutos.

 

PRESENÇAS NO CENTRO PORTUGUÊS 1º DE DEZEMBRO – Jantar Festivo de aniversário “99 anos do Clube”, “39 anos do Rancho Folclórico” e posse festiva da “Diretoria Gestão do Centenário 2025/2026”: ÂNGELA e EDUARDO da Silva Carreira (casal Presidente); vereadora MÍRIAM Marroni (1ªDama) e FERNANDO Marroni (Prefeito Municipal de Pelotas); FRANCISCO Leal Serra (Cônsul Honorário de Portugal em Pelotas); CAROLINA Araújo (Adjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas); MARIA FILIPA Mendonça (vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre); FLAVIO Martins (Deputado à Assembleia da República de Portugal); ANTONIO David (Conselheiro das Comunidades Portuguesas); momento em que foram recebidos na Biblioteca do Centro Português, tendo ao fundo as obras do “Desembarque” e da “Primeira Missa Oficiada no Brasil”.

BRINDE – MARIA FILIPA Mendonça (vice-Cônsul de Portugal no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre); ANTONIO David (Membro do Conselho das Comunidades Portuguesas), um órgão consultivo para política da diáspora; CAROLINA Araújo (Adjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário); FLAVIO Martins (Deputado à Assembleia da República Portuguesa pelo Círculo de Fora da Europa); FRANCISCO Leal Serra (Cônsul Honorário de Portugal em Pelotas); brindando aos “99 anos” do Centro Português 1º de Dezembro e os “39” anos do Rancho Folclórico.

PRESENÇAS NA SALA DE HONRA DO CENTRO PORTUGUÊS – Os jovens MATHEUS, OTÁVIO e LUIZA, entre o casal Presidente EDUARDO e ÂNGELA e MIGUEL Carreira.



A espetacular cantora CAROLINA Braga da CAMERATA CAFÉ no espetáculo “Viva la France” interpretando magistralmente a canção “LA VIE EN ROSE” de Edith Piaf (considerada um verdadeiro hino à Paris). Bravos.


Músicos da CAMERATA CAFÉ sendo muito aplaudidos pela enorme plateia do Theatro Guarany.

ORQUESTRA SINFÔNICA ACADÊMICA – O violinista romeno LIVIU Prunaru (solista) e o regente DANIEL Jinga mereceram todos os aplausos da atenta plateia que lotou o Theatro Guarany na apreciada apresentação no último domingo. Bravos.


Escritora HELENA HELOISA Manjourani (membro titular na ACADEMIA PELOTENSE DE LETRAS), recentemente recebeu somadas felicitações de grupo de amigos e familiares, pelo novo ciclo. Parabéns.

Cantora LOMA Pereira e o maestro EVANDO Matté no grandioso espetáculo SUL EM CONCERTO no Palco do Festival nas areias da praia do LARANJAL, com acordes da Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre. BRAVOS. Foto-Paulo Rossi.

O consagrado cantor regionalista DANIEL Torres recebeu todo o carinho do grande público presente no sábado passado, no palco do Festival, nas areias da praia do LARANJAL. APLAUSOS. Foto-Paulo Rossi.


Cantora SHANA Müller marcante presença com sua bela voz no espetáculo SUL EM CONCERTO, ocorrido sábado passado no palco do SESC na praia do Laranjal. Aplausos. Foto-Paulo Rossi.


O grande público de aproximadamente seis mil pessoas, presente na praia do LARANJAL, no último sábado, no aplaudir o apreciado espetáculo SUL EM CONCERTO numa homenagem a capacidade de superação, resiliência, renovação e coragem do povo gaúcho. Na regência o maestro EVANDRO Matté. Bravos. Foto-Paulo Rossi.



Orquestra de CHORO no espetáculo acontecido na noite de segunda-feira (ontem) no Theatro Guarany, nos acordes a cargo do Sexteto Gaúcho. Momento para o lançamento da peça SUÍTE PELOTAS, composta por MATHIAS Behrends Pinto, numa emocionante homenagem à cidade de Pelotas, pela sua história cultural e seus habitantes. Bravos.


FANTASIA com arranjo de Ellias Barboza evocando lindas canções do folclore nacional, merecendo somados aplausos da enorme plateia que lotou o Theatro Guarany. Nota Dez.


ATENÇÃO - Nossa coluna completa pode ser conferida nas redes sociais, com atualizações nas terças e sextas-feiras:  BLOG: luizdalla.blogspot.com;  FACE: Luiz Antonio Hugo Dalla Rosa;  com chamada no INSTAGRAM: luiz.dalla.rosa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇA-FEIRA-18/MAR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SEXTA-FEIRA-23/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

TERÇA-FEIRA-28/OUT/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA: