TERÇA-FEIRA-14/JAN/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

CENTRO PORTUGUÊS – Convida para jantar em comemoração ao aniversário do Clube (99 anos); do Rancho Folclórico (39 anos); e posse festiva da gestão 2025-26, a realizar-se no dia 25 deste mês, às 20h30, na sede campestre (r.Cidade de Faro,238-Rercanto de Portugal), com serviço de buffet de Márcia de Oliveira (cardápio diferenciado disponível para quem possui restrições alimentares), desde que, solicitado previamente na secretaria do Clube, até o dia 22/janeiro. Para mais informações entre em contato com os telefones: (53) 99966-8741; (53) 3028-2317 ou (53) 3028-2318.

CC FICA AHÍ – Convida para almoço festivo de aniversário do Clube e posse da nova diretoria no dia 09/Fevereiro, a partir das 12h, em sua sede social (r.Mar.Deodoro,368-centro).

FESTIVAL DE MÚSICA – A 13ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA acontece em Pelotas no período de 20 a 31 deste mês, recebendo mais de 350 jovens músicos e bolsistas selecionados e alunos, vindos de diversas partes do continente.  Do país, eles representam os estados de: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Alunos vindos do exterior da: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai; e entre os alunos gaúchos vindos das cidades de: Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Guaíba, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Viamão e naturalmente de Pelotas. Esse grande entrosamento de etnias, culturas, histórias e talentos, aliada a troca de experiências, entre músicos e professores convidados, vindos de diversas partes do mundo, é um dos mais belos aspectos deste Festival.

CONVITE – Sistema Fecomércio-RS/Sesc convida para abertura do 13º Festival Internacional Sesc de Música, com o concerto “Sons do Mundo” da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Dia 20/Jan, às 20h30, no Theatro Guarany. Expectativa total para a abertura desse grande evento cultural e musical de nossa cidade. BRAVOS.

FOTOS & LEGENDAS:

PRESENÇAS – Na festa de aniversário “70 anos” de VERA da Silva Bastos que juntamente com seu esposo MANOEL Bastos receberam familiares e amigos no KiColosso-Padaria, Café e Restaurante no Laranjal. Na (foto) o apreciado casal entre ÁGUEDA Dalla Rosa; MARIA LAURA e SÉRGIO Van der Laan; e LUIZ Dalla Rosa. Parabéns.                                  

 

SIMONE Bastos Silveira; VERA Bastos (feliz aniversariante entre seus filhos); TAÍSA Bastos Assumpção; e MÁRCIO Bastos. PARABÉNS. 

O prestigiado casal VERA e MANOEL Bastos.

No momento do “Parabéns” foi servido fatia de bolo e servido os tradicionais e elogiados docinhos de festa. Não podemos deixar de elogiar e recomendar os docinhos de festa preparados no “Rei do Quindim” distribuídos no aniversário da VERA Bastos. Todo mundo adorou. Nota DEZ.

 

No agradável e simpático momento festivo do aniversário da VERA Bastos, o fundo musical ficou a cargo do talentoso violonista Matheus Moreira. Aplausos.

 

PRESENÇAS em evento recente (50ª Feira do Livro de Pelotas): VANDERLEI Goulart Furtado; JORGE LUIZ Ruiz Braga; ÁUREA Pimenta Silva; e JAIRO Costa.

 

GUIOMAR Viscardi foi motivo de muitas felicitações no último dia 13, pelo transcurso de seu aniversário ”94 anos”, ela que foi a Primeira Esteticista de Pelotas. A coluna se associa aos amigos e familiares. Felicidades e muita saúde.

 

 Profa. Dra. ÚRSULA Rosa da Silva, professora do CENTRO DE ARTES da UFPel, foi empossada em solenidade que reuniu professores, funcionários, alunos e inúmeras autoridades de toda região sul do Estado, no auditório Prof. Wilson de Oliveira, na Faculdade de Agronomia (FAEM). Após, a nova Reitora, ÚRSULA Rosa da Silva deu posse ao novo vice-Reitor, Prof. Dr. Eraldo Pinheiro. Foto-Divulgação. 

Profa. Dra. ÚRSULA Rosa da Silva (Reitora para a gestão 2025-2028) e o vice-Reitor, Prof. Dr. ERALDO Pinheiro na cerimônia de posse no auditório Prof. Wilson Alves de Oliveira da FAEM - UFPel. Foto-Divulgação.

Nas presenças da mesa de honra, destaque para TANIA MARA Francisco (Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação), representando na ocasião, o Secretário de Educação do Ministério da Educação, Alexandre Brasil. Abriu os discursos na tarde festiva, o Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira Júnior (ex-Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel); destaque também à Professora do Centro de Engenharias, ISABELA Fernandes Andrade (passou o cargo de Reitora para a profa. Úrsula); PAULA Mascarenhas (ex-Prefeita Municipal de Pelotas); DANIELA Brizolara (vice-Prefeita Municipal de Pelotas, na ocasião, Prefeita em exercício); Eraldo dos Santos Pinheiro (professor da ESEF), empossado no cargo de vice-Reitor; entre outras autoridades. Também em pé na (foto) a nova equipe da gestão (2025-2028). O evento encerrou com apresentação do grupo musical OJUOBÁ. Foto-Divulgação.

APÓS o ataque anti-democrático, as obras do Palácio do Planalto, retornaram ao seu local, mostrando o alto nível do trabalho de restauração efetuado pela equipe de restauro da UFPel e da Universidade de Brasília. No destaque a obra de DI CALVACANTI (Emiliano Di Cavalcanti), “As Mulatas”. Foram restauradas 20 obras, entre outras “O Flautista”, sendo uma escultura em metal do brasileiro Bruno Giorgi, na coordenação da Profa. Dra. ANDRÉA Bachettini (pesquisadora do Departamento de Museologia e Restauro da UFPel), na (foto). Vale lembrar que a equipe da UFPel, montou um verdadeiro Laboratório em Brasília, fazendo a pesquisa histórica das peças e um relatório individual de cada uma delas, concluindo no final, um manual de conservação e restauro, assim, formalizando um projeto de educação patrimonial apresentado nas escolas da capital federal. Vale registrar que a equipe foi formada por 54 profissionais, entre professores da UFPel e UnB, técnicos, alunos de graduação das Universidades, alunos de pós-Graduação e egressos da UFPel, totalizando um trabalho de mais de 2 mil horas. Também fez parte da equipe pelotense, a pesquisadora da UFPel, Karen Veleda. Foto-Divulgação. 

Telas rasgadas, cerâmicas reduzidas a cacos (um vaso italiano foi quebrado em 180 pedaços), peças quebradas, tudo ganhou nova vida, graças a um minucioso trabalho de restauro realizado pela equipe de profissionais da UFPel e UnB, numa parceria com o IPHAN e diretoria curatorial dos Palácios Presidenciais. No destaque o relógio do século XVII, foi consertado na Suíça (sem custo para o governo federal); a escultura “Vênus Apocalíptica Fragmentando-se”, da artista argentina Marta Minujín; a “Bird” obra de guache sobre papel, do artista inglês Martin Bradley (doada por Assis Chateaubriand ao Presidente Juscelino Kubitschek), daí dando início a pinacoteca no Palácio Alvorada. Também constou nas obras restauradas: “Galhos e Sombras”, escultura em madeira do artista polonês Frans Krojeberg; “Cena de Café” do artista brasileiro Clóvis Graciano; “Mulatas à mesa” de Di Calvacanti; “Relógio com máquina” de Balthazar Martinot e ebanesteria de Charles Boulle (dois franceses que circularam pela corte de Luís 14 e trabalharam pelo Rei Sol); entre tantas outras. Foto-Divulgação.

ÁGUEDA Dalla Rosa em férias por Fortaleza no bonito monumento à Iracema, localizado no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (Ceará). A estátua representa a virgem índia Iracema, dos lábios de mel e com cabelos mais negros que a asa da graúna, que se apaixonou pelo seu colonizador. A estátua foi elaborada na década de 1960, numa alusão aos 100 anos do livro Iracema, escrito por José de Alencar e aos 25 anos da Praia de Iracema, tornando-se o símbolo principal de Fortaleza.

 

Depois do enorme sucesso da premiação no GLOBO DE OURO “Melhor atriz em filme de Drama” alcançado pela atriz, escritora, cronista e roteirista brasileira, FERNANDA Torres com o filme “Ainda estou aqui” de Valter Salles. Nos relembramos também do sucesso da pelotense JULIANA Cavalheiro Rodrighiero por sua participação na restauração da Catedral de Notre-Dame, em Paris. Juliana foi a única brasileira a prestar serviço profissional na recuperação de pinturas murais e decorativas do templo religioso francês de 800 anos, no estilo gótico. Assim, três anos após a tragédia do incêndio, ela foi escolhida para se juntar aos dois mil profissionais que atuaram na restauração. JULIANA é doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e doutora em Antropologia pela Universidade de Bourgogne Franche-Comté, ela foi contratada por um importante ateliê de Paris, o Mériguet-Carrère (em 2022). Atuando também no Palácio do Eliseu, no lindo prédio da Prefeitura de Paris e no Palácio da Justiça. Também se orgulha do estágio realizado na Biblioteca Pública Pelotense, atuando enquanto aluna do curso de Conservação e Restauro da UFPel. PARABÉNS.

ATENÇÃO - Nossa coluna completa pode ser conferida nas redes sociais, com atualizações nas terças e sextas-feiras:  BLOG: luizdalla.blogspot.com;  FACE: Luiz Antonio Hugo Dalla Rosa;  com chamada no INSTAGRAM: luiz.dalla.rosa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇA-FEIRA-18/MAR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SEXTA-FEIRA-23/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

TERÇA-FEIRA-28/OUT/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA: