SEXTA-FEIRA-10/JAN/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SELO – A Faculdade de Direito da UFPel, em reconhecimento ao seu elevado desempenho na educação jurídica nacional, recebeu recentemente o “Selo de Qualidade OAB Recomenda” outorgado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dessa forma torna-se uma deferência especial, entre as instituições de educação superior na área jurídica, pelo seu elevado desempenho, pautando uma educação jurídica de qualidade. Sabe-se que essa avaliação já é a 8ª, tendo por tema: “O Fortalecimento da Advocacia Brasileira a partir do Ensino Jurídico de Excelência”.  Parabéns.

FESTIVAL DE MÚSICA – Com o tema “Viva a Música que pulsa em você” o 13º Festival Internacional Sesc de Música a realizar-se nos dias 20 a 31 deste mês, prepara uma programação por excelência, incluindo como novidade nessa edição, um espetáculo reunindo uruguaios e gaúchos, na Charqueada São João, destacando o grupo de “candombe”, contando também com a participação de Kako Xavier e a tamborada de Daniel Amaro (da Cia de Dança Afro), mais o Preto de Sapato. Outro ponto de grande expectativa será a participação do grupo paulista “Gem”, com sua sonoridade pontuada através de instrumentos recicláveis. Também se distingue, na programação do Festival, o espetáculo “Sul em Concerto”, na praia do Laranjal, vista como justa homenagem à resiliência do povo gaúcho, contando com a participação de conhecidos cantores nativistas. Expectativa total.

CIDADE MUSICAL – Como se sabe, Pelotas tem se salientado, como um polo musical no sul do Estado, destacando locais de grande relevância no aprendizado musical, tais como: Conservatório de Música; curso de Música de inúmeros instrumentos na UFPel; Sociedade Pelotense Música pela Música; Orquestra Estudantil do Areal, assim, como a Orquestra Estudantil Municipal, na coordenação direta da professora Lys Ferreira; entre outros. Agora temos o início das atividades da 1ª Orquestra Jovem Sesc do RS, tornando realidade um projeto visando fomentar a sensibilidade musical, instrumental e social. São 40 alunos, assim distribuídos: 20 para a classe de violino; 10 para a classe de viola; 6 para a classe de violoncelo e 4 para a classe de contrabaixo. A formação da Orquestra Jovem Sesc, sem dúvida é inédita no Estado, tendo por objetivo estimular o desenvolvimento artístico individual do aluno, num trabalho de socialização e vivência educativa musical, oferecendo por meio das aulas, ensaios e apresentações musicais. Segundo Luís Fernando Parada (diretor SESC Pelotas), esse momento é “realização de um sonho, que iniciou, quando da realização do 1º Festival Sesc de Música, em 2011”. Assim, nessa edição do Festival, pela vez primeira, teremos a participação da inclusão da Orquestra Sesc RS. Tendo por regente, o maestro e compositor Thiago Perdigão (mestre em regência orquestral) e como professores: Negrinho Martins (contrabaixo); Igor Amaral (violino); Aline Hartwig (viola); e Clara Lamonaca (violoncelo). Bravos.

IRMÃ ASSUNTA – A exposição “Uma Estrela na Terra: O aniversário de 100 Anos da Irmã Assunta”, dedicando-se aos cuidados e à caridade há mais de 70 anos, utilizando a medicina natural aos princípios religiosos. Sabe-se que, a referida exposição, deve percorrer de maneira itinerante, as 14 comunidades ecumênicas de saúde popular que estão sobre sua orientação geral. Vale lembrar que a religiosa foi destacada com o “Prêmio Betinho Atitude Cidadã”, em 2011. Irmã Assunta possui grande habilidade no manuseio de medicamentos e tratamentos à base de plantas medicinais, inserindo também sessões de massoterapia, reiki e técnicas orientais de equilíbrio energético. O projeto da Exposição é assinado pelo advogado, músico e produtor cultural Sérgio Madeira e realização da Produtora Plátano Arte e Desenvolvimento e ONG Casa do Caminho, com curadoria da museóloga Mariana Brauner, mais fotografia de Andressa Chevarria e Identidade Visual – concepção de Sérgio Madeira; Elaboração, Criação e Montagem da museóloga Miriã Mota. Maiores informações sobre a mostra no instagram da exposição: @expoirmaassunta .

FOTOS & LEGENDAS:

Tenor JOÃO Ferreira Filho grande destaque musical em Pelotas, sempre disponível para apresentações nos mais diversos eventos culturais de nossa cidade. Merecendo prolongados aplausos, pelo reconhecimento de seu enorme talento musical. Na (foto) junto ao busto de Lobo da Costa em terracota, com a Presidente do Instituto Francisco Lobo da Costa, ÂNGELA Sapper.  BRAVÍSSIMO. Foto-Marcos Oliveira.

ACADÊMICOS da ACADEMIA PELOTENSE DE LETRAS homenageados durante programação dos “25 Anos” dessa casa literária: OLGA Lima Pereira; LUIZ MORVAN Grafulha Corrêa; MOACIR Cardoso Elias (Presidente); CARLOS Gil Turnes; ADOLFO Fetter Júnior; HELENA HELOISA Manjourani Silva;    MARIA HELENA Neves da Silveira.          

 

ÁGUEDA Dalla Rosa recebendo um exemplar autografado do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUMA II, de seu irmão LUIZ Dalla Rosa (com artigo escrito na página 95). FOTO-Marcos Oliveira.

ÂNGELA Treptow Sapper (Presidente do INSTITUTO FRANCISCO LOBO DA COSTA) entre FLÁVIO Carril e sua filha ANA, no lançamento do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II. Foto-Marcos Oliveira.

POETA uruguaio de Punta del Leste, JOSÉ MARIA de los Santos natural de Tacuarembó, recitador e compositor, sócio da Asociación Uruguaya de Música. Nos últimos anos dedica-se a obra do poeta Francisco Lobo da Costa e compôs o “Relato de um tempo soñado”, poema em homenagem ao grande vate. Faz parte do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II. Foto-Divulgação.

 

POETA uruguaio HENRIQUE de los Santos Dorn natural de Tacuarembó. Estudante de professorado de Literatura, na Faculdade CeRP de Punta del Leste. Trabalha com árvores e plantas nativas do Uruguai, na sua perpetuação e propagação de espécies. Admirador da literatura nativista, escreveu o primeiro poema dedicado a Francisco Lobo da Costa, como homenagem no contexto de três etapas: os anos da independência do Uruguai, várias décadas depois quando Lobo da Costa possivelmente passou na fronteira com o Uruguai e a atualidade da literatura regionalista uruguaia. Participa do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II. Foto-Divulgação.


ADILSON Kems Cruz escritor e jornalista (diretor-proprietário do JORNAL TRADIÇÃO REGIONAL), participou do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II e a Presidente do INSTITUTO FRANCISCO LOBO DA COSTA, ÂNGELA Treptow Sapper. Foto-Divulgação.

ESCRITORES – Participaram do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II: RENATA Ribeiro Munhoz mestra e doutora em Letras (professora de Língua Portuguesa e Literatura no IFSul-câmpus Pelotas); CHARLIE Rayné (ator, escritor e diretor gaúcho. Atualmente diretor do Studio Atores de Pelotas); DARCI Cunha (engenheiro agrônomo, escritor, membro da Academia de Letras e Artes de Arroio Grande e membro da União Brasileira de Escritores); e a professora ÂNGELA Sapper (Presidente do IFLC).Foto-Marcos Oliveira.

PRESENÇAS: SADI Sapper e Ângela Treptow Sapper e o escritor uruguaio JOSE JUAN Mazzeo no lançamento do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II, no salão de honra do CLUBE CAIXEIRAL DE PELOTAS. Foto-Marcos Oliveira.

PRESENÇAS – Ângela (Presidente do IFLC), entre ROBERTO Pedroso de Oliveira (ex-Chefe Geral da EMBRAPA-Pelotas) e sua esposa WALKYRIA (também pesquisadora da EMBRAPA), participaram do recente lançamento do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II. Foto-Marcos Oliveira.


LUIZ Dalla Rosa autografou um exemplar do CALEIDOSCÓPIO LOBIANO-VOLUME II, para sua amiga CLOTILDE Conceição Victória. FOTO-Marcos Oliveira.

 

Centro de Terapias Integrativas Irmã Assunta (Marcolina Tacca) localizado na rua Zeferino Costa-Três Vendas (em frente ao Hipódromo da Tablada), fundado em 1995. IRMÃ ASSUNTA fundadora da CASA DO CAMINHO, atualmente possui status de ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL (ONG) instalada em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Pelotas no bairro Três Vendas. A religiosa já atuou no norte do Tocantis, sempre estudando e ministrando seus conhecimentos nas plantas medicinais. Nesse momento festeja 100 Anos de Missionária, inserida nos projetos da Teologia da Libertação, instruindo e amparando os pobres a serviço do reino de Deus. Hoje a Casa do Caminho Irmã Assunta é considerada de interesse público, tendo por coordenador o Dr. João Berneira e sua equipe administrativa.


 LUIZ FERNANDO Mota transcreveu nas redes sociais, sobre IRMÃ ASSUNTA: “Aos 100 anos, irmã ASSUNTA brilha como um farol de sabedoria e amor, sua lucidez é um testemunho vivo da fé que professa, enquanto espalha a palavra de Deus e ensina a cura pela natureza e a força transformadora da caridade. Recentemente, a irmã Assunta, com seus 100 anos de sabedoria e uma vida dedicada ao bem, ministrou um dos últimos cursos sobre o poder das plantas medicinais. Com um brilho nos olhos e um sorriso acolhedor, ela compartilhou suas experiências, revelando os segredos que a natureza oferece para a cura. Seus relatos, repletos de carinho nos mostra essência da caridade que sempre guiou sua missão. Irmã Assunta não apenas ensinava sobre remédios naturais, mas também inspirava a todos a redescobrir a conexão profunda com a terra e a importância de cuidar do próximo. Em sua presença, o tempo parecia suspenso, e a sabedoria da vida se manifestava em cada ensinamento, provando que, mesmo após um século, sua luz continua a brilhar intensamente”. 

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS e a Faculdade de Direito celebraram o Dia Nacional de Luta pela Democracia Brasileira, no último dia 07. O ato que integrou a iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), destacou o compromisso da comunidade acadêmica com a preservação dos valores democráticos. O evento contou com a presença da Reitora da Universidade, Profa. ISABELA Fernandes Andrade e da vice-Diretora da Faculdade de Direito, no exercício da Direção, Profa. ANELIZE Corrêa (em primeiro plano da foto). Reforçaram a importância da defesa constante da democracia como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e educacional do país. A programação também incluiu palestra do prof. CARLOS Gallo abordando a evolução e os desafios da democracia no Brasil, relacionando as atuais conjunturas políticas, nacional e local, com a história de lutas e conquistas democráticas do país. Essa iniciativa reafirma o compromisso da UFPel em se posicionar como um espaço de resistência democrática, dialogando com a sociedade e ampliando a participação de diferentes vozes, nos debates essenciais à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

ATENÇÃO - Nossa coluna completa pode ser conferida nas redes sociais, com atualizações nas terças e sextas-feiras:  BLOG: luizdalla.blogspot.com;  FACE: Luiz Antonio Hugo Dalla Rosa;  com chamada no INSTAGRAM: luiz.dalla.rosa

 

 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇA-FEIRA-18/MAR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SEXTA-FEIRA-23/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

TERÇA-FEIRA-28/OUT/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA: