LUIZ DALLA ROSA INFORMA:

 

TERÇA-11/ABRIL/2023-LUIZ DALLA ROSA INFORMA:

FESTIVAL CABOBU – A Festa dos Tambores (3ª edição), ocorre nos dias 21, 22 e 23 deste mês, com extensa programação, sendo uma grande Festa Cultural, com patrocínio da plataforma Natura Musical, tendo por local o Largo Edmar Fetter do Mercado Público e Biblioteca Pública Pelotense, com apoio da Secult e Prefeitura Municipal de Pelotas. Musicista Edu do Nascimento como “coordenador honorário” e o projetista “Iuthier” José Batista “coordenador pedagógico”. Vale registrar que Edu é filho do músico, compositor e percussionista Giba Giba (falecido em 2014), idealizador do Projeto Cabobu, iniciado em 1999. José é filho do mestre Baptista (falecido em 2012), responsável pela confecção de 40 sopapos (originais), com distribuição aos grupos e ONGs de vários municípios gaúcho.  Vale lembrar que “luthier” é o fabricante que ajusta e conserta instrumentos musicais. Uma profissão antiga, embora desconhecida atualmente. São profissionais que empregam sua técnica e seu refinamento musical, aos cuidados dos instrumentos. Alguns “luthiers” são considerados celebridades no meio musical.

FESTIVAL CABOBU II – Na programação do Festival consta apresentações com shows musicais (sempre às 18h), inserindo na relação das atrações: Marietti Fialho; Paulo Dionísio; o rap de Mano Rick e Laddy Dee;  Rafa Rafuagi; o reage do grupo Quintal de Sinhá; a MPB de 50 Tons de Preta; o funk/soul de Vagnotreta; a música regional e africana de Kako Xavier; a percussão rítmica da Xavabanda; oficinas de ritmos percussivos e de conservação de tambores; debates; mesas redondas (sobre a presença relevante da população negra na cultura e arte gaúcha); espetáculos de dança; Feira de Arte; Feira Preta Helena do Sul; Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas; exposições; tudo com entrada gratuita. Para quem não sabe, o tambor de sopapo, é um instrumento tradicional na sonoridade da cultura afro gaúcha e patrimônio imaterial da nossa cidade. Certamente teremos grupos musicais e de dança de várias cidades do Estado (Companhia Clara Nunes de Caçapava do Sul), grupos pelotenses (Odara e Daniel Amaro); Grupo Ialodê (sendo formado pelas cantoras e instrumentistas: Loma Solaris, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros e com apoio do Sesc-RS); assim, apresentando a riqueza e pluralidade da cultura negra gaúcha. Também, terão espaço na programação as DJs pelotenses: DJ Helô; duo de DJs Vânia e Vanessa; e Tom Nudes.

FESTIVAL CABOBU III – Durante o Festival será prestado inúmeras homenagens aos músicos de renome na percussão nacional, destacando a presença feminina, no conhecimento dessa arte contemporânea. Estre os músicos lembrados: Giba Giba (o palco principal do Festival leva seu nome); José Batista; Dona Maria Baptista (esposa do Mestre Baptista); Mestra Griô Sirlei Amaro (falecida em 2020); Ponto de Encontro Mestre Caloca (fundador da Escola de Samba Praiana em PoA); Djalma Corrêa (falecido em 2022); entre outros. Vale destacar que, foi Giba Giba o responsável pelo uso do tambor de sopapo, na sonoridade regional gaúcha, tanto nos ritmos carnavalescos quanto, na percussão, na música popular gaúcha, daí, sendo reconhecido no âmbito nacional, pela sua produção artística. Uma das figuras femininas homenageadas no Festival, Maria Helena Vargas da Silveira (1940-2009), escritora, pedagoga, pelotense, atuou como professora no Ensino Básico até 1990, quando se tornou Funcionária Pública Federal, para realização de pesquisas e desenvolvimento pedagógico para Educação Nacional na defesa dos direitos educacionais anti-racistas. Faleceu em Brasília-DF.

CHÁ DE PÁSCOA – Lions Clube Pelotas Laranjal, promove na 5ªFeira (13), às 15h, no Clube Caixeiral de Pelotas (praça Cel. Pedro Osório,106), no valor de trinta reais. Sendo servido o tradicional “Chá de Frutas” com tortas (doce/salgada), seguido de três rodadas de Bingo com diversos prêmios e sorteios de brindes. Vamos todos colaborar com as Campanhas Solidárias do LC Pelotas Laranjal. 

BRECHÓ BENEFICENTE – Comunidade Católica Santa Edwiges (R. Cel Alberto Rosa,2225-centro), apresenta seu tradicional Brechó, com diversos itens: roupas (masculino/feminino/infantil), mais sapatos (masculino/feminino), acessórios e bijuterias, tudo em ótimo estado de uso. Na próxima quarta (12) e na quinta (13), no horário das 10h às 18h (sem fechar ao meio dia). Informações pelo telefone (53) 3026-2050 (Vera).

MODA OUTONO/INVERNO – Estará na passarela do “Fashion Day Shopping Pelotas”, na quarta (12), a partir das 19h. O desfile acontece no espaço de eventos (em frente à Praça de Alimentação), inserindo os novos lançamentos das coleções que já estarão em oferta nas vitrines das lojas do Shopping. Esta será a primeira edição e deve movimentar toda a região sul, com mais de 20 lojas confirmadas e o tema “Revele o seu estilo”, sendo um convite para pensar a moda como uma forma de se comunicar com o mundo e explorar as suas possibilidades.  Assim se, consolidando, como um dos principais eventos no calendário da moda na região sul. Estarão na passarela as melhores marcas de vestuário, calçados e acessórios que refletem a qualidade do mix de operações, segundo anuncia Jeanderson Mendes (Gerente Geral do Shopping Pelotas).

FOTOS & LEGENDAS:

GIL Marques e JORGE Braga (escritor e professor), em recente data, recebeu inúmeras felicitações de familiares, amigos, assim como de seus pares na Academia Pelotense de Letras, pela troca de calendário. Parabéns.

LOUISE Gadret Fernandes na foto com o irmão BRUNO e a mãe VALÉRIA, festejou recentemente idade nova, recebendo somadas felicitações dos familiares e amigos. Parabéns.

DANIELA Bialva da Costa festejou novo ciclo, sendo motivo de felicitações por parte de familiares e amigos. Parabéns.


VITRINE de uma das lojas que incrementam o bom gosto, participa do evento “Fashion Day Shopping Pelotas” na quarta (12), com desfile às 19:00 e às 20:00, nas coleções infantil, adulto, feminino e masculino. Aplausos.

A escritora ELIZABETH BEATRIZ com seu esposo Ceron no Palácio de Changdeokgung em Seoul na Coréia do Sul. Elizabeth já lançou livro “Anseios” bilingue (Português/Coreano), recebeu o título de “Acadêmica Honorária” da Academia Pelotense de Letras e integra também o Centro Literário Pelotense. Parabéns pela proveitosa viagem cultural.

Abertura do Ano Acadêmico: LEONEL da Luz Antunes recebe o título “Acadêmico Honorário” da ACADEMIA PELOTENSE DE LETRAS (parque Dom Antônio Zattera,500), nesta sexta-feira (14), às 19h, no salão de atos Professora Zênia de León, com jantar (por adesão), confirmação até quarta ao meio dia. Leonel, é escritor, professor (IFSul-CAVG), musicista e cantor do Grupo Musical “Pelo Telefone”. Parabéns.

 


Professora MARIA HELENA Neves da Silveira na foto, com o professor de Dança, Thomas Porto Marinho. Maria Helena recebe na próxima sexta (14) às 19h, o título de “Acadêmica Honorária” no Salão de Atos Profa. Zênia de León na Academia Pelotense de Letras. Parabéns.

Comentários

  1. Parabéns sempre perfeito em nós manter conectados com notícias atuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇA-FEIRA-18/MAR/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

SEXTA-FEIRA-23/MAIO/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA:

TERÇA-FEIRA-28/OUT/2025-PELOTAS/RS-LUIZ ANTONIO HUGO DALLA ROSA INFORMA: